sábado, 3 de maio de 2008

Base Repsol

Vamos voltar então a Hassi Messaoud.

À primeira vista, a entrada da nossa base, não parecia grande coisa. Dos nossos outros dois colegas que já trabalhavam para a Repsol desde o verão, sempre ouvimos coisas boas, a falar de uma piscina, bar e condições tipo resort. Mas não estava a ver nada disso.

Pegámos nas nossas trouxinhas e seguimos toda a gente do autocarro para dentro de um edifício. Todos pousaram as malas ao pé de uma escada e como bom português, fizemos o que todos fizeram. Subimos as escadas atrás da multidão e perguntámos pelo nosso suposto contacto, um tal de Jaime. Disseram-nos que estava em reunião, teríamos que aguardar. Nessa altura, o Sr. Faísca, decidiu que iria tomar um café na máquina que estava no hall do primeiro andar. Agarrado a essa mesma máquina estava um funcionário argelino a tentar fazer qualquer coisa, que aparentemente nem ele sabia bem o que era… O Xispas (ou Faísca) carregou no botão da máquina em que estava escrito Café e no ecran apareceu 0,125. Seriam euros ou moeda local? Tentou perguntar ao Zé que estava a mexer na máquina mas a conversa em Inglês/Francês/Argelino/Gestual não correu grande coisa, em que o Xispas já quase tinha desistido de tomar café e o argelino só dizia “Clé, Clé…”.

Pelo post anterior, sobre a chegada ao aeroporto, vocês ficaram a perceber que o meu francês é para cima de desenvolvido e por “clé” eu estava a perceber “chave” mas achei melhor não fazer grandes comentários, visto chave naquele contexto não fazer muito sentido. É nessa altura, que o argelino decide levantar-se e levar o Xispas ao corredor que estava ali ao pé. Pensei logo:

“Pronto, o argelino tem a metralhadora ali no canto guardada, ao lado da marmita e do boné, e como o Xispas estava a fazer-se de parvo ao não entender argelino, vai “comer chumbo” para perceber quem é que manda aqui…”

Surpresa das supresas, passados 20 segundos, aparecem os dois e o argelino tinha uma coisa verde na mão. Era a suposto chave (Afinal quem é que percebe de francês aqui hâ?) que ao introduzir-se na máquina, fazia com que todos os produtos fossem de graça (grande companhia a minha, até as máquinas são de graça!).

Já com o café na mão, o Xispas, eu e o João, esperámos então pelo Jaime. Fomos para uma quase varanda que havia ao fundo do corredor para o Xispas poder fumar o seu vício do costume e do alto da varanda não se via piscina nenhuma. Passados uns minutos, lá saiu o Jaime da reunião e fomos levados para o escritório dele. Mesmo antes de chegar ao escritório dele, passa-se por uma sala maiorzinha onde logo à entrada está uma secretária, que a nível global, como mulher, no campeonato argelino deve jogar para ir à Taça UEFA de certeza (para quem não percebe estas coisas, quer dizer que era bem sopimpa de olhar). Passamos por ela, ainda sem acreditar no facto de haver mulheres gostosas na Argélia, e fomos conhecer o chefe.

É um homem nos seus 50 e tal mas bastante simpático e como sabe quase falar em português, sempre a esforçar-se por falar em portinhol e até de uma maneira nada má. Ele lá nos deu as boas vindas e todas as coisas do costume. Disse para tentarmos trabalhar 4 semanas e depois voltar 4 semanas para Portugal e disse que nos ia tentar mandar para as sondas com melhores condições para não sofrermos muito (nessa altura…..medo….Como serão as piores?). E pronto, lá conhecemos todas as pessoas, ou pelo menos apertámos as mãos a todos, e no meio de tratar de varias papeladas, o Jaime disse para irmos dar uma volta, almoçar e depois, lá para as 14, voltarmos para ver de “cenas”.

Fomos falar com a mulher que tratava da distribuição dos quartos. A senhora só conseguiu arranjar dois quartos, que os deu ao Faísca e ao João (eles são mais giros que eu) e disse que ia tentar arranjar um para mim (eu já me estava a ver a partilhar uma cama single com um argelino e só pedia para que ele fosse limpinho e meiguinho).

Fomos então conhecer as instalações…

Será que havia piscina? Será que haveria algum sítio para beber uma fresca “jola”?

Amanha ficarão a saber!

1 comentário:

Anónimo disse...

Miudo és de facto um rapaz com graça!
Tou.me aqui a grizar sozinho com a cena da maquina de cafe!! fackin LOL
Muito bom...
Gande abraço
DT