terça-feira, 18 de novembro de 2008

Continuaçao da história da velha

Na continuaçao da história da velha que manteve os cadáveres dos irmaos fechados em casa...

"Os motivos que levaram Margaret Bernstorff, 94 anos, a manter os cadáveres dos três irmãos em casa durante mais de vinte anos ainda não são conhecidos. A polícia já apurou que os três idosos morreram de causas naturais mas, embora esteja "lúcida", a "simpática senhora Bernstorff ainda não foi capaz de dar qualquer explicação racional" às autoridades para a sua atitude.

Sobre os irmãos Bernstorff pouco se sabe: nenhum casou nem teve filhos, sempre viveram juntos, mudaram-se para aquela casa em Evanston nos anos 20 e por ali ficaram, com uma vida social praticamente nula. De acordo com uma reportagem do jornal Los Angeles Times, os irmãos não participavam em festas de igreja nem em eventos organizados pela vizinhança e em sua casa raramente entravam visitas. "Eles não pertenciam à sociedade, pertenciam uns aos outros", conta Gianna Panofsky, uma das vizinhas que durante 45 anos viveu na mesma rua dos Bernstorff.

Por isso mesmo, a atitude de Margaret com os cadáveres dos irmãos pode ser entendida como "normal", dizem os especialistas. "Quando não se tem um rede de suporte cai-se facilmente em situações irracionais de dependência como esta", explica Celie Berdes, professora de saúde em Chicago. A idosa foi levada para um lar e, embora esteja a cooperar com a polícia, quer acima de tudo que respeitem a sua privacidade. Até ao momento não está a responder por qualquer acusação.

Em Evanston o caso está a chocar os vizinhos, lê-se no Los Angeles Times. Há poucas semanas, quando um construtor local foi reparar as escadas da casa e perguntou pela irmã, Anita, a idosa respondeu que esta estava no andar de cima a descansar porque não se sentia muito bem. Ninguém desconfiou que pudesse estar morta há dez anos, até porque sobre Margaret, os vizinhos são consensuais: era uma "velhinha amorosa", de "poucas falas", mas sempre com um "largo sorriso".
"
Já estou a imaginar a senhora, ao pé dos irmaos à beira da morte...

"Meu querido irmao, nao te preocupes, já tenho lá em cima um quartinho para ti, para ficares a repousar ate à eternidade!"

Responde o irmao:
"Oh Margaret, todos os quartos menos o dos fundos... já sabes que a humidade dá cabo da minha pele e o Sol quase nao bate daquele lado..."
E ela diz:
"Relaxa meu querido, ficas no quarto do meio, porque o dos fundos vou lá fazer um estúdio, quero começar a pintar, gosto muito de pintar natureza morta, como tu bem sabes! E sem falta, todos os Natais, vou te passar um paninho do pó e sento-te à mesa, como fazemos há 30 anos com o mano mais velho..."
Medo....

Sem comentários: