quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Loja do Cidadão

Hoje estive na Loja do Cidadão durante duas horas.

Estive lá das 15 às 17, para ser atendido no balcão das Finanças, e demorar cerca de 3 minutos. Eu sempre que lá vou, faço tudo num instante, porque será que a espera demora tanto tempo??

Eu tenho uma teoria, acho que há pessoas que adoram estar na Loja do Cidadão (LC daqui adiante).

Acho que há pessoas que estão fartas de ver a SIC e a TVI em casa no sofá e então vão lá fazer número, vão lá sentar-se naquelas cadeirinhas confortáveis, carregar nuns botões e tirar umas senhas.

Há pessoas que vão lá fazer coisas que se fazem facilmente no Multibanco, mas como é muito rápido e fácil, preferem ir à LC (Loja do Cidadão para quem ainda não percebeu a sigla) e fazer perder o tempo de todos nós.

Ele há os bimbos que vão para lá cheios de gel e de fato de treino, com 3 filhos em cada lado, aos berros com todos e a empurrar tudo o que se mexa por perto;

Há os velhos que fartos da solidão em casa, vão para lá para verem pessoas, para darem as leituras da EDP, EPAL e Gás;

Há aqueles casais que vão a andar e param a meio do corredor para lerem o que está escrito num papel e não deixam mais ninguém passar;

Ele há ainda aquelas mulheres que mesmo depois de irem a muitos centros comerciais e hipermercados, ainda não aprenderam a "entrar" nas escadas rolantes, e então têm que se concentrar, preparar, agarrar e saltar para o "bicho" em movimento...

Enfim, vidas e pessoas. E por isto tudo e depois pelas pessoas como eu que só lá vão em casos extremos de necessidade, aquilo fica sempre cheio, há sempre filas de 50 pessoas à minha frente e o cheiro a gente lá dentro que é sempre agradável.

Viva as LC e viva as senhas que fazem um barulho tão querido a sair da maquineta.

Só queria deixar uma pergunta: As pessoas que lá trabalham, como conseguem manter a sanidade mental se têm que ouvir durante o dia todo, aquela ruído irritante que faz quando passa a vez do número seguinte??

P.S: Queria dizer uma coisa sincera e sem ironia. Quase sempre que lá vou, é para ir às Finanças. Já fui atendido por 4 ou 5 funcionários diferentes e sinceramente, são todos extremamente simpácticos.
Volto a repetir que não estou a ser irónico, mas a verdade é que sempre que lá vou, sou muito bem atendido e com um sorriso na cara. Eles não são a imagem típica de um funcionário das finanças, chatos e mal dispostos.
E por isso tudo, um grande obrigado a estes senhores!!

Sem comentários: