domingo, 22 de fevereiro de 2009

Houston, dia 1

Bom dia a todos!!

Então, essa manha de domingo na cama? Catita? Aposto que sim!! Eu cá fiquei a fazer ronha na cama até às 6:32… hoje perdi a cabeça e arrisquei tudo durante mais dois minutos! Hoje estou feito um doido!!

Decidi tirar uns minutinhos para começar a contar os dias por Houston. Já muita coisa foi esquecida, por isso fica só as coisas mais marcantes…

Sábado, 6 de Fevereiro,

Acordar às 4:30 para estar no aeroporto a horas de fazer o check in, pois o voo Lisboa-Amesterdão era às redondas 7:00…

Após uma noite muito mal dormida, graças ao stress de não acordar, lá fui para o aeroporto. A fila para o check-in já ia bastante comprida, a sua maioria constituída por chineses cheios de malas e máquinas fotográficas a tiracolo.

Visto o voo ser de quase 3h, a Repsol comprou-me a viagem em “executiva” o que é bem catita, pois temos uma fila de check-in só para nós, além de um “lounge” no aeroporto com net, bolachinhas e sumos.

Depois das confusões todas de check-in, vem o detector de metais, coisa por onde passo cerca de centenas de vezes de três em três semanas, já sei tudo o que tenho que tirar para não apitar, laptop no tabuleiro, cinto para fora, moedas, relógio, telemóveis, etc, etc…

Vou para o lounge, para poder gozar o meu estatuto de executivo… como sempre, as pessoas que frequentam estas coisas, são, como o nome indica, e-x-e-c-u-t-i-v-o-s… e eu lá no meio, calças de ganga rasgadas (man… sou mesmo doido!!), botas de campo e camisola pouco formal… fui à net só por vicio, comi umas bolachinhas, bebi uns suminhos e fiquei a ler um livro que estou a ler desde Setembro de 2006, “O Inverno do nosso descontentamento” do Steinbeck, vamos ver se o acabo antes de Abril deste ano.

Chamada para o voo, lá vamos todos, como o voo foi pela KLM e os holandeses são muito certinhos, tudo a horas sentadinhos no avião, prontos para ir embora. Com companhias latinas isso é quase impossível!

O voo não foi nada de especial, nem bom, nem mau, comi a refeição e depois estive a fazer um soninho de uma hora e qualquer coisa para ver se ficava com um ar mais normal…

Chego a Amesterdão e lá vou eu para o lounge, para passar 4 horas, à espera da ligação para Houston. Ao chegar lá, a menina gira que me atendeu (eu acho que as mulheres do Norte da Europa são sempre especiais…) disse que demorava cerca de 5 minutos a chegar à porta de embarque, para estar descansado. Lá me sentei na poltrona, a jogar PES, a falar no msn e a comer pãezinhos e suminhos.

Joguei, joguei, falei no msn, joguei, falei e joguei ainda um bocadinho mais. Depois, comecei a falar com a Dori no msn e perdi noção das horas… quando vi as horas, faltavam 40 minutos para o embarque e como o voo era outra vez com holandeses, decidi ir andando, para não fazer esperar os meninos.

Desci as escadas rolantes e era só mostrar o passaporte e seguir para a porta. O pior, foi que no controlo dos passaportes estava para cima de imensas pessoas, o que fez com que estivesse à espera 20 minutos para mostrar o meu passaporte ao Sr. Guarda durante 3 segundos… já estava a imaginar os filmes, a imaginar o meu nome a ser chamado nos altifalantes do aeroporto, eu a perder o voo, a ter que comprar do meu bolso a viagem, etc, etc…

Chego a correr à porta de embarque e não havia lá viva alma que não tivesse mandado vir comigo por chegar tarde. Já todos sabiam que eu tinha chegado há varias horas, tudo a perguntar onde tinha estado e eu bem tentava explicar que a fila nos passaportes estava enorme… enquanto eu explicava, parecia que eles nem estavam a ouvir, cada um tinha a sua opinião e estavam a dize-la como se eu não estivesse ali, um achava que eu me tinha perdido, uma achava que eu tinha adormecido e outra olhava para mim como me quisesse bater… calma rapaziada, só estou uns minutinhos atrasado!!

Lá me deixaram passar mas após valente reprimenda, para a próxima não repetir, para o meu bem, disseram que a minha mala já estava a ser retirada do avião e mais não sei o quê… Passo por eles e deparo-me com uma porta trancada para a manga que dava acesso ao avião…

Passados uns segundos, aparece um homem de meia idade com a chave, abre a porta e diz-me em português:

“Já estás bem atrasado… onde andaste?”

Primeiro fico parvo, será que a KLM tinha contratado um português só para me dar na cabeça, será que os outros todos não chegavam?!?!

Depois apercebo-me que os “tugas” estão em todo o lado… limito-me a dizer as palavras “atraso”, “passaportes” e “multidão”… corro pela manga para entrar no avião…

Estou a 2 metros de entrar no avião e um hospedeiro, bloqueia-me a porta, com o seu ar mais bichano possível! (será que é um requisito para ser hospedeiro?! É certo que a palavra hospedeiro dá logo um ar meio amaricado e que “comissário de bordo” fica bem melhor, mas escusavam TODOS de ser bichas e andar com os seus “toques” para trás e para a frente…)

Paro à frente dele, mantendo uma distância confortável, e ele pergunta-me:

“O seu nome?”

Mas alem de larilolelas, também era burro?! Acabo de passar várias barreiras de segurança, tive sempre que mostrar o bilhete e o passaporte e o avião está à espera de um passageiro… QUEM SERIA EU?!?

Lá me deixa passar e ao entrar no avião fico parvo. Eu estava à espera daqueles aviões normais, em que as primeiras filas são executiva e as seguintes, são lugares normais, a turística… aqui não! Era um avião com duas cadeiras de cada lado, cadeiras não, poltronas, do principio ao fim, sempre o mesmo tipo de cadeiras, cadeiras não, poltronas!

Aparentemente, o voo era exclusivamente “business” e por isso tinha o ar cromo do princípio ao fim.

Sento-me no meu lugar, não ia ninguém ao meu lado, por isso tinha espaço para espalhar todas as minhas bugigangas! Reparo que já há pessoas a dormir, pessoas com as meias oferecidas pelos hospedeiros e a beberem champanhe… ninguém me olhou com ar de ódio por estarem à minha espera, aparentemente, estavam a ser tão bem tratados que não pareciam importados com os 5 ou 10 minutos à minha espera.

E pronto, começou o voo, com uma mini televisão que foi distribuída por todos os passageiros, com vários filmes, séries, jogos, etc, tudo para escolha individual…

Vi vários filmes, vi várias séries, dormi, comi várias vezes e no final até me ofereceram uma mini casinha da Holanda, tipo “souvenir” da viagem.

Foi das melhores viagens que fiz, apesar do princípio meio atribulado.

Foram 11.30 de viagem mas com o fuso horário (-6 horas que em Portugal), cheguei a Houston às 19h de sábado…

O resto, depois conto…

2 comentários:

Anónimo disse...

oh...Conta mais:) Quero saber as cuskices... Beijinho

DinaDirce

Anónimo disse...

Depois da descrição do que é viajar em 1ª classe, não queremos queixas! nem sobre o que antecedeu a entrada no avião! :-)