sábado, 4 de outubro de 2008

Ciganos

Notícia do "Expresso"
“Documento da Mercedes desaconselha venda de carros a ciganos
03.10.2008 - 19h01 PÚBLICO
O jornal "Expresso" revela na sua edição de amanhã um documento interno de um concessionário da Mercedes em Portugal que desaconselha a venda de carros a pessoas de etnia cigana. Os vendedores que o façam recebem apenas metade da comissão a que normalmente têm direito.

O presidente da C. Santos, representante da marca germânica em Portugal, negou entretanto ao jornal a existência dessa política: "Se houve uma besta que escreveu esse documento, ele não representa a política da empresa". A Mercedes Benz Portugal garantiu ao "Expresso" que "os clientes ciganos são muito importantes para a empresa", nomeadamente no sector de veículos comerciais.”

Era isto que vinha na edição on-line do público de hoje… Mais em baixo, alguém comentava o seguinte:

“…só disse que gostava de ver os ciganos pagarem impostos, pedirem $ ao banco para comprarem a casa, deixarem de receber o rend. mín.garan...Ao fim e ao cabo tudo o que eu faço, trabalhar, pagar impostos, pedir $ ao banco para comprar a casa. NOTA: depois de pagar tudo sobra-me dinheiro para sustentar um carro com 20 anos. Agora, para comprar um Mercedes, infelizmente, não dá.”

E outra pessoa disse:

“O que eu vejo, infelizmente diariamente é ciganos a viverem "altamente" à custa de rendimentos sociais de inserção e de negócios não declarados às finanças e até venda de artigos contrafeitos e também do resto que todos vocês leitores também sabem. Além disto ainda são, muito malcriados e alguns bastante perigosos. Desculpem mas eu não sei mentir!”

E ainda outra pessoa disse:

“O tempo é de falsa tolerância. A sociedade está impregnada de sentimentos religiosos. Os não crentes atacam os crentes com uma violência de guerra religiosa. (…)A aparente discriminação dos ciganos, advém de que eles próprios se discriminam, se colocam do lado do crime e da violência, e se acham superiores ao comum dos mortais.”


Acho que não há muito mais para dizer. É ridículo documentos destes circularem dentro da Mercedez (provavelmente circulam mas não podem sair cá para fora) e é ridículo o mundinho à parte em que a maioria dos ciganos vive, com subsídios e habitação social, mas depois têm grandes carros, PS3, parabólicas, DVDs, etc, etc…

Sem comentários: