quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pretos e Brancos

Já repararam, que sempre que estamos num lugar público e ao contar uma história em que entra um ou mais preto, ao dizermos alto a palavra "Preto!" olhamos sempre à volta para ver se não vamos ser atacados??

É ridículo não é??

Eu defendo que o nome certo para lhes tratar é PRETOS. Como é que eles nos tratam?? BRANCOS!! e nós achamos que pretos é uma palavra feia? E então o que é melhor? tratar por NEGROS? Se eles são os negros, nós somos o quê?? Os CLAROS??
Obivamente que isso é ridículo...

Eles são pretos, ou na maioria dos casos castanhos, mas pretos é mais abrangente e a palavra é mais curta...É como connosco, nós somos cor-de-rosa, mas a palavra tb é muito longa por isso eles tratam-nos por Brancos, faz sentido.

Também não faria sentido trata-los por Africanos, ou luso-africanos, muitos deles já nasceram cá em Portugal e até mesmo os pais deles também. A última vez que reparei, Portugal é perto de África, mas ainda é na Europa, por isso trata-los por Africanos não faz sentido...Além de que em alguns países africanos, eles não são pretos, como Marrocos, Tunísia ou mesmo alguns Sul-africanos, que são loiros e mais claros que eu...

Eu já tive a felicidade (?!?!?) de passar 4 dias no Gabão, um no Congo e várias semana em Angola a trabalho e reparei como eles olham para os Brancos, olham de lado, porque somos diferentes ao que eles estão habituados, e por isso é que nós cá (excepto na Amadora e na Portela) é que por vezes estranhamos ver Pretos em alguns sítios...mas é só as pessoas se habituarem...é como em tudo, falta de hábito, depois de habituar não custa nada....

Também não faz sentido os Pretos (acho que já expliquei e convenci toda a gente que Pretos é a palavra certa para os ex-"chamados africanos ou negros") chamarem-nos Caucasianos... A palavra é grande e até é meia dificil de dizer, por isso acho que Brancos é a palavra correcta para nos chamarem.

Só acho que a palavra Monhé é que não é nada simpática, mas isso já outra história, para a qual não tenho (ainda) solução...

P.S: Quando falo dos Brancos, eu digo "nós" (porque sou claramente branco) e quando falo dos Pretos digo "eles" porque eu sou claramente não-preto. Não fiquem ofendidos com isso, se eu estivesse a falar de Homens e Mulheres, ao falar de homens eu diria "nós" e de mulheres eu diria "elas", da mesma maneira de tivesse a falar de Sportinguista eu diria "nós" e de Benfiquistas "eles".
Como vêem, não têm por onde pegar, não estou a discriminar, não estou a dar uma de racista, estou a pôr os nomes nas coisas, nós (pessoas como eu) somos os Brancos, os outros, que são negros, são os Pretos.

E assim se arruma a questão, mas há sempre alguém com falsos moralismos...

1 comentário:

K. disse...

Achei piada teres escrito isso pois ainda não há muito tempo interrogava-me sobre o mesmo. Realmente porquê ter medo de chamar as coisas pelos nomes? Porque há de ser ofensivo? Eu próprio noto que muitas vezes tento inconscientemente suavizar este "tratamento" utilizando a expressão "indivíduo de raça negra". Não acho que chamar uma pessoa de preto seja racista como não o é chamar alguém de branco, amarelo, pele vermelha, etc etc.

Porque será que temos tantos complexos no mundo actual? Porque será que tanta gente se escandaliza por tão pouco?