Já repararam, que sempre que estamos num lugar público e ao contar uma história em que entra um ou mais preto, ao dizermos alto a palavra "Preto!" olhamos sempre à volta para ver se não vamos ser atacados??
É ridículo não é??
Eu defendo que o nome certo para lhes tratar é PRETOS. Como é que eles nos tratam?? BRANCOS!! e nós achamos que pretos é uma palavra feia? E então o que é melhor? tratar por NEGROS? Se eles são os negros, nós somos o quê?? Os CLAROS??
Obivamente que isso é ridículo...
Eles são pretos, ou na maioria dos casos castanhos, mas pretos é mais abrangente e a palavra é mais curta...É como connosco, nós somos cor-de-rosa, mas a palavra tb é muito longa por isso eles tratam-nos por Brancos, faz sentido.
Também não faria sentido trata-los por Africanos, ou luso-africanos, muitos deles já nasceram cá em Portugal e até mesmo os pais deles também. A última vez que reparei, Portugal é perto de África, mas ainda é na Europa, por isso trata-los por Africanos não faz sentido...Além de que em alguns países africanos, eles não são pretos, como Marrocos, Tunísia ou mesmo alguns Sul-africanos, que são loiros e mais claros que eu...
Eu já tive a felicidade (?!?!?) de passar 4 dias no Gabão, um no Congo e várias semana em Angola a trabalho e reparei como eles olham para os Brancos, olham de lado, porque somos diferentes ao que eles estão habituados, e por isso é que nós cá (excepto na Amadora e na Portela) é que por vezes estranhamos ver Pretos em alguns sítios...mas é só as pessoas se habituarem...é como em tudo, falta de hábito, depois de habituar não custa nada....
Também não faz sentido os Pretos (acho que já expliquei e convenci toda a gente que Pretos é a palavra certa para os ex-"chamados africanos ou negros") chamarem-nos Caucasianos... A palavra é grande e até é meia dificil de dizer, por isso acho que Brancos é a palavra correcta para nos chamarem.
Só acho que a palavra Monhé é que não é nada simpática, mas isso já outra história, para a qual não tenho (ainda) solução...
P.S: Quando falo dos Brancos, eu digo "nós" (porque sou claramente branco) e quando falo dos Pretos digo "eles" porque eu sou claramente não-preto. Não fiquem ofendidos com isso, se eu estivesse a falar de Homens e Mulheres, ao falar de homens eu diria "nós" e de mulheres eu diria "elas", da mesma maneira de tivesse a falar de Sportinguista eu diria "nós" e de Benfiquistas "eles".
Como vêem, não têm por onde pegar, não estou a discriminar, não estou a dar uma de racista, estou a pôr os nomes nas coisas, nós (pessoas como eu) somos os Brancos, os outros, que são negros, são os Pretos.
E assim se arruma a questão, mas há sempre alguém com falsos moralismos...
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Achei piada teres escrito isso pois ainda não há muito tempo interrogava-me sobre o mesmo. Realmente porquê ter medo de chamar as coisas pelos nomes? Porque há de ser ofensivo? Eu próprio noto que muitas vezes tento inconscientemente suavizar este "tratamento" utilizando a expressão "indivíduo de raça negra". Não acho que chamar uma pessoa de preto seja racista como não o é chamar alguém de branco, amarelo, pele vermelha, etc etc.
Porque será que temos tantos complexos no mundo actual? Porque será que tanta gente se escandaliza por tão pouco?
Enviar um comentário